Carregando...
04/10/2022

Outubro Rosa: Sincades promove campanha sobre diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, o Sincades preparou, juntamente com a enfermeira Helenice Martins, uma palestra para o Outubro Rosa, que já está disponível no canal do YouTube do Sincades.

Helenice é responsável pela gestão de saúde corporativa da empresa parceira Harmoniza Gestão de Saúde. Durante o bate-papo, ela explicou desde os exames para o diagnóstico precoce ao tratamento e enfrentamento da doença. Entre os assuntos pontuados, estão o que é câncer, tipos de tumores, formas de prevenção, tipos de tratamentos, o acolhimento necessário para superar a doença, incluindo o acompanhamento da saúde mental, e as experiências que diversas pessoas podem trazer para fortalecer os pacientes frente aos tratamentos.

“A detecção precoce, o conhecimento e a avaliação precoce são muito importantes. O seu autotoque, o autoconhecer, o seu amor pelo seu corpo e suas alterações também são indispensáveis. A mulher, quando faz o autoexame da mama, tem aquele momento de amor próprio, de se observar e se cuidar. Se viu uma mancha na pele, algo que não melhora, é preciso marcar um dermatologista, por exemplo”, explicou Helenice.

Ela comentou ainda sobre prevenção do câncer. “Um dos principais fatores de prevenção é a observação, conhecer o corpo de forma assertiva, diária. Além disso, há hábitos importantes para prevenir o tumor: reduzir o consumo de álcool e não fumar, ter uma alimentação balanceada e evitar alimentos industrializados, usar protetor solar, manter o peso controlado e fazer atividades físicas, além de estar com as vacinas em dia”.

Helenice também conversou com uma ex-paciente que teve câncer, passou por todo o tratamento e contou como se sentiu e superou o tumor.

Assista ao conteúdo no canal do Sincades no YouTube pelo link https://youtu.be/dTE9FG_oaW8 e leve esse tema para sua empresa!


Quem é Helenice Martins:

Enfermeira responsável pela gestão de saúde corporativa da empresa Harmoniza Gestão de Saúde. Tem especialização em Gestão de Saúde e Gerenciamento de Risco e experiência na área de gestão em saúde, atuando como coordenadora e responsável pelas áreas assistenciais, desenvolvimento de soluções, treinamentos, palestras e auditorias hospitalares.